terça-feira, 10 de março de 2020

Como começou a viagem por todos os estados do Brasil.

Pra ser bem sincero, não sei exatamente em que momento que começou a minha viagem por todos os estados do Brasil. Já faz alguns anos que viajo pelo mundo, e nesse meio tempo, entre entradas e saídas do nosso país, acabei conhecendo muitas cidades espalhadas por vários estados do Brasil, mas sem nunca ter a pretensão de conhecer o país inteiro.

Minhas viagens nacionais sempre foram eventuais, ou para prestar algum concurso público, ou para estudar, ou para passear em algum lugar extremamente turístico.

Conhecer todo o Brasil não era algo que despertava o meu interesse pessoal, pois nos primeiros anos como mochileiro, o que eu realmente queria era descobrir o mundo, conhecer novos países, praticar idiomas e saber um pouco mais sobre culturas diferentes da nossa.

Além disso, eu considerava inviável financeiramente fazer uma viagem por todo o Brasil. Pra mim, era algo que era acessível somente a pessoas muito ricas. E como eu nunca fui rico, o pouco dinheiro que eu tinha, eu usava para financiar viagens internacionais intercaladas com alguns roteiros nacionais. Tentava conhecer de tudo um pouco, tanto dentro, quanto fora do Brasil.

Porém, em agosto de 2019 tudo mudou, e alguma coisa me fez alterar drasticamente os meus objetivos de viagem.

Até hoje não sei descrever exatamente o que me motivou a querer conhecer todos os estados do Brasil, mas naquele mês do ano passado, eu coloquei essa meta na mente e resolvi focar num objetivo com prazo determinado para concretizar.

Ao mesmo tempo, também comecei a pensar que não fazia mais sentido para mim conhecer todos os países que eu já conhecia sem nem conhecer direito o meu próprio país - até aquele momento, eu conhecia pouco mais da metade de todos os estados do Brasil.

Pois então, a partir de agosto de 2019, minha viagem realmente virou um projeto com um objetivo específico (conhecer todos os estados do Brasil) e com um um prazo definido para conclusão (encerrar a viagem até 31 de dezembro de 2020).

Durante a jornada, comecei a criar perfis em redes sociais para divulgar o meu projeto de viagem, bem como fotos e vídeos dos lugares que eu ia passando. Eu já tinha um perfil no Facebook, depois disso criei um Instagram, esse blog que comecei a postar agora e em breve pretendo criar um canal no YouTube.

Esse foi o pontapé inicial desse blog. Em breve, pretendo voltar aqui para criar uma postagem sobre cada estado que visitei, deixando um relato baseado nas minhas experiências pessoais e não apenas uma descrição de pontos turísticos interessantes.

Uma viagem não é feita apenas das paisagens que vejo com os meus olhos, mas também das comidas que experimento, das músicas que escuto, do calor e do frio que sinto, da cultura que me surpreende e me ensina, e, principalmente, das pessoas que conheço pelo caminho.

As amizades que tenho feito durante a viagem são o bem mais valioso que posso agregar a minha vida. Sou grato a todos que já me seguem nas redes sociais e ficarei muito grato se você, que ainda não me segue, me der a oportunidade de ter a sua atenção e trocar alguma ideia sobre viagem com você.

Até breve, pessoal!

Maceió/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário